Clipart

Como funciona clareamento de cabelo?

Existem muitas técnicas utilizadas por cabeleireiros para clarear os cabelos, proporcionando diversos efeitos. Para escolher o método mais adequado para o seu cabelo, entenda como funciona cada um deles:

Balaiagem

A balaiagem ou balayage é um método de origem francesa, que clareia mechas de largura média de cabelo, por toda a extensão do fio. As mechas são puxadas com um pente de dentes largos ou um pincel e recebem tintas de variados tons, principalmente de loiro, que realçam a cor natural do cabelo, proporcionando um efeito suave. A balaiagem pode ser feita em qualquer pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, seja crespo, ondulado ou liso, longo ou curto. Os tons indicados para mulheres de pele morena são mel, marrom dourado, marrom e cobre. Já as que possuem pele clara devem optar por tons acinzentados ou avermelhados. As ruivas devem buscar o contraste em tonalidades de castanho.

Luzes

As luzes são mechas bem finas, de até 1,0 centímeto de espessura, tingidas com tons mais claros que o cabelo, com o objetivo de torná-lo mais luminoso. Os fios que serão clareados são selecionados com a ajuda de um pente fino ou uma touca específica, que possui furos por onde o cabelo é puxado e recebem tinturas com tonalidades claras. No caso de cabelos muito escuros, é indicado o uso do descolorante, que retira todo o pigmento de cor do cabelo e, em seguida, a aplicação de um tonalizante na cor escolhida.

Reflexos

Os reflexos são feitos da mesma maneira que as luzes, porém aplicados em um volume maior de fios, por toda a extensão da cabeça, proporcionando um efeito mais visível que as luzes. Geralmente, o tom escolhido é um nível mais claro que o cabelo natural.

Mechas

As mechas clareiam partes maiores de cabelo, entre 1,5 e 2,0 centímetros de espessura. Por essa razão, são capazes de iluminar bastante o cabelo, além de deixá-lo mais marcado. Hoje em dia, os tipos de clareamento de mechas são: as; as mechas invertidas, feitas com tinta escura em cabelos predominantemente loiros e as mechas 3D, feitas com três tons diferentes. As técnicas mais procuradas no salão são:

Ombre hair: clareia o cabelo a partir do meio do comprimento dos fios até as pontas, garantindo um efeito degradê, mais natural e sutil que a Californiana.  As mechas partem de diferentes alturas da cabeça, variando entre a altura da orelha e a do pescoço, dependendo do comprimento do fio e são clareadas a partir da nuca, com o auxílio de um pente especial e de um pincel. A mecha é separada e desfiada e apenas alguns fios são pintados. Não é utilizado descolorante para clarear os fios, apenas tintura permanente, em até quatro tons diferentes, causando menos danos.

Californianas: feitas de forma semelhante ao Ombre hair, porém clareando mechas posicionadas na mesma altura do cabelo, geralmente em uma altura abaixo do ombro, dando a sensação de que o cabelo foi dividido horizontalmente no momento da coloração. O tom das mechas também é mais marcado que o Ombre, efeito garantido com a utilização de descolorante. Após a descoloração, pode ser utilizados tonalizantes nas cores loiro-platinado, loiro-claríssimo e loiro-claríssimo dourado, para garantir um efeito natural.